20 de outubro de 2011

PAPI - REFERÊNCIA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS DO ENVELHECIMENTO EM ITAPETININGA


A população no mundo está ficando cada vez mais velha! Isso, é o que aponta dados divulgados pela OMS ( Organização Mundial de Saúde). De acordo com a pesquisa, no ano de 2025, a população mundial será constituída, em sua maior parte, por idosos, seguidos por crianças. O envelhecimento, conforme a organização é reflexo do aumento da expectativa de vida da população.
Na cidade de Itapetininga, na última década, o número de idosos cresceu 59%.  Hoje, o município, conforme a Fundação SEADE(Sistema Estadual de Análise de Dados), conta com 16.366 pessoas com mais de 60 anos. Desses, 7.245 são homens e 9.121 mulheres.
Pensando em preparar a cidade para atender esta parcela da população, a Prefeitura de Itapetininga tem criado novas políticas sociais voltadas a melhor idade. Há três anos, por exemplo, foi criado o PAPI (Programa Ambulatorial das Pessoas Idosas), serviço pioneiro na região, centraliza todos os atendimentos direcionados a pacientes idosos, com idade de 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas ou com agravos à saúde.
O Programa Ambulatorial das Pessoas Idosas oferece acompanhamento ambulatorial, atendimento especializado e diferenciado, composto por um atendimento especializado nas áreas, Geriátrica, Fisioterapia, Psicologia, Assistência Social, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Enfermagem e de Cirurgião Dentista. Além disso, no PAPI, também são prestados serviços domiciliares, onde são concedidos atendimento a pacientes acamados.Hoje, mais ou menos 600 pessoas, são atendidas mensalmente pelo Programa.
O PAPI, hoje é considerado na região e da DRS XVI,  um centro de referência no atendimento a pacientes idosos. O que diferencia o programa dos demais é que todo atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar e a duração das consultas depende da necessidade de cada paciente e de seus agravos de saúde. Já no que se refere aos exames, o paciente é submetido a uma investigação diagnóstica, para síndromes demenciais com exames de sangue, tomografia e ressonância magnética do crânio. Além disso, em busca de sempre oferecer um bom trabalho a toda população, a equipe multidisciplinar passa constantemente por reuniões, que ajudam os profissionais se atualizarem nesta área de atendimento tão ampla, que é o envelhecimento populacional. “Esse é o  diferencial do serviço que prestamos em Itapetininga, no PAPI , paciente é atendido por uma equipe, que engloba diversas áreas de atuação, com isso ele só recebe alta, após passar por todo tratamento. A implantação deste serviço, foi muito importante no tratamento das doenças do envelhecimento no nosso município, comento o Prefeito de Itapetininga, Roberto Ramalho.
De acordo com a Dra. Cássia Maria Braga Stocco, Médica Geriatra e Diretora do Programa, o PAPI surgiu com o intuito, não apenas de prestar um atendimento de saúde para os idosos, ele  busca proporcionar para os atendidos, maior qualidade de vida e saúde; trabalhando também, na integração deles com a família e a sociedade, fazendo com que, as complicações de doenças crônicas, sejam minimizadas através do acompanhamento de seus familiares, seja através das consultas ou das palestras que promovemos, afim de trazer informações para os pacientes e seus acompanhantes. “Hoje disponibilizamos em Itapetininga, um serviço diferenciado, onde as pessoas da “melhor idade” são tratadas com dignidade e recebem um atendimento que não apenas olha a doença e sim todo o cenário em que está inserido o paciente. E é isso que nos faz ser referência na prestação deste serviço em toda região, fazendo até com que outras cidades venham conhecer nosso trabalho, para implantar em seus municípios programas semelhantes ao nosso. Isso nos orgulha muito.”
O PAPI, funciona de segunda à sexta, das 07:00 às 17:00 horas, anexo ao CEAMI – Centro de Apoio à Melhor Idade, na Avenida Wenceslau Braz, 369, Vila Aurora.Informações pelo Telefone: (15) 3373-7275
Fonte: Prefeitura de Itapetininga

Nenhum comentário: